top of page

Como construir o futuro da empresa?

A passagem do tempo é decisiva nas organizações.


É de conhecimento geral que é dificil manter um negócio, e que a grande maioria das empresas não consegue superar os primeiros anos de funcionamento. Outras sofrem com a sucessão. Muitas vão acabando, fechando, pelo caminho.


A longevidade nos negócios envolve, sem dúvida, muitos fatores. Quero destacar em especial a performance e a gestão de pessoas. São duas perspectivas diferentes, que se complementam. Performance é objetivo. É a visão econômico-financeira da empresa. Uma organização só sobrevive se tiver sustentação em sua performance e capacidade financeira. Por outro lado, na base de tudo também está a gestão de pessoas. A formação e o desenvolvimento da nova geração de líderes e gestores, e a importante sucessão. Caso contrário a empresa terá muitas dificuldades de conquistar a perenidade do seu negócio. Organizações que ficam refém de seus fundadores e líderes acabam, muitas vezes, morrendo junto com seus mentores.


É um grande desafio construir um negócio. O trabalho de hoje será refletido em resultados futuros. Estamos trabalhando hoje para construir um negócio melhor ali na frente. A grande maioria dos resultados, que são mais relevantes, não são construídos e atingidos a curto prazo.


Construir uma empresa do futuro exige visão e muito trabalho. O valor de uma organização é, somente, captado no mercado através do reconhecimento dos clientes e comunidade. Uma empresa do futuro precisa ter propósito e ambição; gestão e liderança eficiente; engajamento e cultura forte, e produção contínua de valor aos seus stakeholders.


É literalmente uma construção, dia após dia. Um degrau de cada vez. Uma grande e longa jornada!





Comments


bottom of page