SMART

GOVERNANÇA CORPORATIVA

ORIENTADA À GESTÃO.

Trabalhamos com um modelo de governança corporativa orientado à gestão criado pelo nosso fundador Humberto Girardi em sua dissertação de mestrado em 2001. Nos últimos anos, diante de novas experiências e aprendizados, aprimoramos o modelo e os conceitos de governança corporativa a fim de atender as necessidades e os desafios de empresas de pequeno e médio porte.

O modelo estabelece o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoras e incentivadas.  É aplicado através de metodologia de ensino e aprendizagem com prestação de contas e avaliação de desempenho em todos os níveis hierárquicos. A organização conta com a mediação e o papel de facilitador de nossos consultores nesse processo de implementação e de organização.

 

A metodologia de trabalho estabelece um ambiente rico em aprendizados. Nossa equipe presta suporte e apoio aos participantes, ajudando a analisar e resolver casos na prática, com monitoramento de dados e mentoria com os líderes envolvidos. O modelo Smart estimula o desenvolvimento de lideranças na organização.

 

Além dos conhecidos pilares de transparência, equidade, responsabilidade, o modelo Smart conta com uma base alicerçada nos princípios da prestação de contas e da avaliação de desempenho. Acreditamos que a adoção desses princípios estimula o ciclo de aprendizagem contínua das equipes. A ideia de abrangência na aplicação do modelo, de contar com colaboradores de diferentes níveis hierárquicos, fortalece a cultura da participação e meritocracia, estimulando o desenvolvimento de novos líderes. Nesse processo de governança corporativa nossa equipe exerce o papel de facilitador e mediador, além de dar suporte e apoiar os gestores em estudos e análises departamentais e tomada de decisões.

Conselho de Administração
Reunião de Família
Assembléia de Acionista
Conselho Fiscal
Comitês Temáticos

Em outubro de 2015 desenvolvemos artigo com pesquisa quantitativa sobre como os principais conceitos de governança corporativa são praticados em uma amostra de empresas de pequeno, médio e médio-grande porte da região Sul do Brasil.

 

Nossa pesquisa evidenciou o fato de que a maioria das empresas pesquisadas não aplica os principais conceitos e práticas recomendadas de governança corporativa.
 

Em nossa conclusão esse cenário é influenciado pela falta de modelos de governança corporativa alinhados à gestão e, adaptados ao contexto e realidade de empresas familiares de pequeno e médio porte.
 

Nossa empresa trabalha há mais de 30 anos com consultoria em gestão e governança corporativa de empresas familiares na região Sul do país. 

Quer saber mais sobre nossos serviços de Governança Corporativa?